AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

quinta-feira, 17 de junho de 2010

LINHA DOS PRETOS VELHOS E PRETAS VELHAS



A linha dos Pretos Velhos pertence ao Poder Místico Espiritual e representa em suas naturezas Divinas, a irradiação da HUMILDADE que encerra os princípios do sacríficio e paciência, necessários para elevarmos nosso espírito a Deus.

A Linha dos Pretos Velhos é a que através da humildade, amorr, caridade e compeensão, consolam os aflitos reanimam os fracos e a tudo perdoam, sem haver arrependimento.

A Linha dos Pretos Velhos é uma homenagem prestada a um grupo social sofrido e discriminado; um grupo que apesar de ter sido tirado à força de sua terra natal, de ter sido tratado de forma revoltosa (passaram por 378 anos de escravidão), não perderam sua religiosidade nem o respeito pelas entidades ancestrais cultuadas pelos seus. Este grupo foi, em grande prate, responsável pelas baes da nossa sociedade e da nossa querida Umbanda, pois, na época, eram os únicos guardiões do culto aos sagrados Orixás. Assim, os Pretos Velhos por eles representados trazem para nós o arquétipo de um ser humilde, paciente, sábio, amoroso, bondoso, detentor de uma grande luz e conhecimento, em vários encarnações foram sacerdotes e filósofos, ou seja homens de um profundo conhecimento dos mundos esritual e humano.

Os Orixás intermediadores que trabalham nessa linha são anciões, detentores de uma grande sabedoria adquirida durante milênios, e são possuidores de um grau de evolução mais elevado. Em um Templo prestando atenção nessa queridas entidades que nos amparam, veremos que são verdadeiros "Pais" e "Mães" para todos que os procuram. Eles têm sempre um palavra de consolo. um conselho sábio, uma paciência infinita para com as imperfeições do ser humano e uma bondade sem tamanho; sãp seres de muita luz, e de muito conhecimento, imcapazes de cultivar a discórdia e são grandes apaziguadores de situações difíceis.

Prestando ainda mais atenção, pode-se ver que eles já desenvolveram todas as boas qualidades e sentimentos puros de quem vimos falando e que estão sempre a nos amparar e amar.

São os grandes semeadores e divulgadores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os Pretos Velhos são muitíssimos respeitados e são sers de grande atuação. Sobre a atuação dos Pretos Velhos, podemos dizer que são curadores das doenças da alma e do corpo, assim como são entidades ativas para "desmanchar" magis negras e trazer a paz dentro dos lares das pessoas.

Não devemnos nos deixar enganar pela sua fala mansa e humilde, e aparente desinformação sobre as coisas terrenas, pois esta é só uma das formas de se apresentarem a nós e de se revestirem de uma grande humildade. Por trás do jeito humilde, do linguajar simples, encontramos palavras de grande sabedoria, grandes conselhos e ensinamentos que, se seguidos e respeitados, nos levarão ao caminho reto até o Pai.

Das Hierarquias dis Pretos Velhos, surgem às Linhas de trabalho:

FALANGE DO POVO DA COSTA: Tem como Venerandos o Pai Cambinda e a Mãe Cambinda;

FALANGE DO POVO DO CONGO:  Tem como Venerandos o Pai Rei do Congo e a Mãe Maria Conga;  

FALANGE DO POVO DE ANGOLA: Tem como Venerandos o Pai Joaquim de Angola e a Vovó Catarina;
FALANGE DO POVO DE GUINÉ: Tem como Venerandos o Pai Guiné e a Mãe Maria da Guiné;

FALANGE DO POVO DE MOÇAMBIQUE: Tem como Venerandos o Pai Jerônimo e a Mãe Maria do Rosário;

FALANGE DO POVO DE LUANDA: Tem como Venerandos o Pai José e a Mãe Preta;

FALANGE DO POVO DE BENGALA: Tem como Venerandos o Pai Tomé e a Vovó Joana.

Cada Linha tem suas características próprias e inconfundíveis, mas todas almejam a compreensão e consolação dos homens, com sua transformação que o conduzirá à felicidade nesta vida e eternamente.

Todas essa falanges cruazm suas vibrações com as vibrações de outras linhas e falanges, ocasionando as diferenças de trabalho e incorporações.

Ao logo dos anos, observamos que pelos nomes simbólicos dos Pretos Velho, se caracterizam os campos de atuações, dentro dos Poderes Reinantes do Divino Criador, os Sagrados Orixás.

Assim temos:

POVO DA COSTA: Mãe Yemanjá e Pai Omulú;

POVO DO CONGO: Mãe Oxum e Pai Oxumarê;
POVO DE GUINÉ: Pai Abaluiayê e Mãe Nanã Buruquê;

POVO DE CAMBINDA: Pai Ogum e Mãe Yansã;

POVO DE MOÇAMBIQUE: Pai Zangô e Mãe Paranka;

POVO DE ANGOLA: Pai Oxossi e Mãe Obá;
POVO DE BENGALA: Pai Oxalá e Mãe Coaracy.


Os Pretos Velhos são a manisfestação do Poder Reinante da Evolução (Sabedoria, Maturidade e Humildade) do Diino Criador (Pai Abaluauyê e Mãe Nanã Buruquê) e do Poder Reinante da Geração (Equilíbrio, Transformação, Vida e Criatividade) do Divino Criador (especificamente, o Pai Omulú), mas Trabalham intermediando com todos os Poderes Reinantes do Divino Criador.


Eis aí a Linha dos Pretos Velhos.


A Linha dos Pretos Velhos nos irradiam a Humildade. Vamos entender o que é Humildade, para que também entendemos o trabalho realizado por essa Linha de Umbanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário