AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

terça-feira, 15 de junho de 2010

MANTRA OM



O Monosílabo OM, ou mantra OM, é o símbolo místico mais conhecido e valorizado no Sanatana-Dharma(Hinduismo). É considerado um som primordial inaudível. A sonoridade física de OM é apenas um pálido aspecto material de uma essência sonora cósmica. É considerada a própria essência dos Vedas. Os sábios chegam a ponto de dizer que os Vedas resumem-se a OM.
A Palavra Bhagavad Gita (um dos textos sagrados do Hinduísmo) significa “canção do senhor”, que é a canção da eterna sonoridade. O mantra OM é, segundo Vivekananda, a manifestação por excelência da divindade. A Tradição védica ensina que o Universo se desenvolveu a partir da energia cósmica posta em movimento quando o demiurgo, o Ser Cósmico Primordial, pronunciou esta primeira fórmula, conclamando o despertar de todas as coisas.
Desde os Vedas (antigos textos hindus) até os dias de hoje a sílaba OM é reverenciada como sagrada e divina. Em muitas culturas, tradições e escolas místicas, a palavra OM aparece de uma forma ou de outra.
Desde a antiguidade as diferentes Tradições espirituais e religiosas ensinam que existe uma Palavra chave que originou todas as coisas e as pôs em movimento. Parte destas lendas são alegóricas, outra parte alguns iniciados reconhecem como sendo uma verdade velada e simbólica. Inúmeras lendas registram simbolicamente a existência dessa palavra. No Egito, por exemplo, havia a Ave Fênix, que com seu canto (sua essência vibratória sonora) deu origem a toda a criação.
No evangelho de João existe a seguinte referencia ao verbo divino: “No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. O Rig-Veda é o Veda dos Rishis e trata do poder místico do som. O Som ou Logos, o Verbo criador ou o Dabarim, é o poder supremo que fez surgir da matéria primordial e os mundos manifestados. Esta palavra está simbolizada na Índia pelo nome de Om-kâra-pranava. Que é resumidamente escrita como OM ou AUM, a síntese de todas as forças ativas do universo. Dizem que se Deus tivesse de ter um nome, este teria que ser OM.
Muitos Cristãos místicos sustentam que Amém é uma variação da palavra OM. O Om é o som do Infinito e a semente que fecunda os outros mantras. A Mandúkya Upanishad começa dizendo que: “OM é o mundo inteiro. O passado, o presente, o futuro: tudo é o mantra Om.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário