AOS AMIGOS DESTE BLOG

ESTE BLOG É DE PROPRIEDADE DE ITALO JUNIOR

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Segredo das Folhas de Ossain



Conta a historia que Ossain era o único orixá que tinha o conhecimento do uso das folhas. Por isso, era conhecido como o dono das folhas, ervas e plantas sagradas, possuidoras de axé.
Todos os orixás recorriam a Ossain para curar qualquer doença, qualquer mal do corpo. Todos dependiam de Ossain pra curar suas doenças. Todos iam à casa de Ossain buscar seus preparados mágicos: banhos, chás, pomadas. E de lá saiam curados.
Um dia Xangô, que era o deus da justiça, julgou que todos os Orixás deveriam compartilhar o poder de Ossain, conhecendo o segredo das ervas. Xangô ordenou que Ossain dividisse suas folhas com os outros Orixás. Mas Ossain negou-se a dividir suas folhas com os outros Orixás. Xangô então ordenou que Iansã soltasse o vento e trouxesse ao seu palácio todas as folhas das matas de Ossain para que fossem distribuídas aos Orixás. Iansã fez o que Xangô mandou. Fez um furacão que derrubou as folhas das plantas e as arrastou pelo ar em direção ao palácio de Xangô. Ossain percebeu o que estava acontecendo e gritou:
As folhas funcionam!
Na mesma hora , Ossain ordenou às folhas que voltassem às suas matas e as folhas obedeceram às ordens de Ossain. Quase todas as folhas retornaram para Ossain. As que já estavam em poder de Xangô perderam o Axé, perderam o poder da cura.
Xangô, que era um orixá justo, admitiu a vitória de Ossain. Entendeu que o poder das folhas devia ser exclusivo de Ossain e que assim devia permanecer através por toda vida.
Ossain, contudo, deu uma folha para cada Orixá, deu uma folha mágica para cada um deles. Cada folha com seus axés e seus efós, que são as cantigas de encantamento, sem as quais as folhas não funcionam. Ossain distribuiu as folhas aos orixás para que eles não mais o invejassem. Agora eles também podiam realizar façanha com as ervas, mas os segredos mais profundos ele guardou para si. Ossain não conta seus segredos para ninguém.
Os Orixás ficaram gratos a Ossain e sempre o agradece quando usam as folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário